Após disputar a Champions League, biriguiense chega as oitavas de final da Copa Europeia
A equipe IBB Polonia London, time do biriguiense Renan de Paula Ribeiro, chegou as oitavas de final da Copa Europeia de Voleibol (CEV), a segunda mais importante competição da Europa.
Após disputar a Champions League, uma das mais importantes ligas de voleibol do mundo, o time britânico não conseguiu classificação e automaticamente garantiu vaga para disputar a Copa Europeia.
Trinta e duas equipes jogam a CEV 2020. O time do biriguiense Renan perdeu nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, para o a equipe Servia OK NIS. Após vencer o primeiro set, o IBB perdeu por 3 x 1.
“Nosso levantador testou positivo para Covid-19 e jogamos desfalcados. Apesar da derrota, chegar as oitavas de final foi uma conquista inédita do IBB”, comentou Renan, que na foto acima aparece com a camiseta preta, cortando.
O IBB disputa a primeira divisão de vôlei da Inglaterra e é o atual campeão inglês.
PELO MUNDO
Após atuar por times de seis países diferentes, Renan foi contratado pelo IBB em setembro deste ano e passou a residir em Londres.
Apesar de ter passado por vários times da Europa, é a primeira vez que o biriguiense disputa uma Champions League e uma Copa Europeia.
ESCOLINHA DA PREFEITURA
Sua trajetória no vôlei teve início em 2005, quando começou a fazer aulas na escolinha de voleibol da Prefeitura de Birigui, sendo orientado pelo técnico Gilmar Ferreira Cardoso, servidor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Atacante de composição, Renan estava brincando na rua quando foi abordado pelo técnico Gilmar.
“Eu estava brincando de pular e alcançar o toldo de uma loja. O técnico Gilmar viu e me convidou para treinar vôlei, falando que eu tinha uma boa impulsão. Fui para o Ginásio de Birigui, onde tudo começou”, lembra.
Jundiaí, São José dos Campos e Rio Claro foram times do interior paulista que Renan defendeu ainda como juvenil. Já no Rio de Janeiro, no Volta Redonda, começou a atuar no time adulto profissional.
Do Rio de Janeiro foi para Marrocos, depois República Tcheca, Portugal, Arábia Saudita e Jordânia.
“A Champions League é uma das principais competições de vôlei do mundo. É a competição mais forte da Europa, onde estão os melhores jogadores do mundo. Foi uma enorme honra disputar essa competição pelo IBB”, completou o atleta.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui