fbpx
Sesc Birigui recebe Cecilia Iida, atleta da Seleção Brasileira de Tiro com Arco Paralímpico, no sábado (8)

Neste sábado, 8 de fevereiro, o Sesc Birigui recebe Cecilia Iida, atleta Paralímpica da Seleção Brasileira. Além de falar sobre a modalidade, ela conduzirá uma vivência esportiva junto ao público no Campo Society da unidade, a partir das 15h.

Cecília treina desde 2014 com o ex-técnico da Seleção Brasileira Daltely Café. Conquistou títulos paulistas, brasileiros e agora vai em busca de títulos internacionais. Hoje, com 46 anos, a paulistana coleciona três convocações para a Seleção Brasileira (em 2014 na Argentina, 2015 na Alemanha e 2017 no Porto Rico) e diversos resultados nacionais. Nos anos de 2015 e 2016 respectivamente, conseguiu o 3º e o 2º lugares no Campeonato Brasileiro Paralímpico Open. Nos Rankings Outdoor e Indoor Paralímpico Open, oscilou entre a 2ª e 3ª colocações nos anos de 2014 a 2017.

Formada em Engenharia de Produção, Cecília teve sua trajetória mudada em agosto de 2001, quando sofreu um acidente de carro, resultando numa lesão da medula que a tornou paraplégica. Antes deste acidente, Cecilia dançava profissionalmente estilos como flamenco, moderno e jazz. E o fato de estar agora numa cadeira de rodas não a impediu de continuar.

Depois de viver essas mudanças, Cecilia conta que sentiu o desejo de praticar um esporte. E foi participando de uma clínica que conheceu e se apaixonou pelo Tiro com Arco Paralímpico, o que fez com que procurasse uma escola específica e iniciasse sua carreira esportiva. Embora já houvesse encontrado e escolhido seu esporte, Cecilia nunca deixou a dança e continua dançando na cadeira de rodas, fazendo participações em apresentações de flamenco, dança moderna e também a dança de salão.

Tiro com Arco Paralímpico

O Tiro com Arco esteve presente já nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; o objetivo é acertar uma flecha com o uso de um arco, em um alvo circular nas distâncias de 70m ou 50m. O Tiro com Arco Paralímpico segue as mesmas regras do Olímpico, porém, de acordo com a classificação funcional de cada atleta, alguns itens de assistência podem ser usados. No Brasil, o Tiro com Arco Paralímpico é praticado desde a década de 1950, mas somente em 1991 é criada a CBTArco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco), a mesma entidade que gere a modalidade olímpica.

Continuando no ritmo da modalidade, a programação do Sesc Verão 2020 também conta com a presença de Daltely Café, ex-integrante da Seleção Brasileira de Tiro com Arco e ex-técnico da seleção brasileira de Tiro com Arco Paralímpico.

Café conduzirá as seguintes atividades: vivência em técnicas e prática da modalidade, no dia 8, das 14h às 17h30; e um treino preparatório, com mais orientações sobre a modalidade, no dia 9, das 10h às 11h. Também no dia 9, das 14h às 17h30, os participantes disputarão o Torneio de Tiro com Arco. Já na segunda-feira, dia 24, os educadores do Sesc Birigui irão ministrar uma vivência da modalidade olímpica, que requer concentração e técnica para acertar o alvo, das 15h ás 17h30.

Serviço:

Tiro com Arco Paralímpico

Com Cecilia Iida, atleta paralímpica da seleção brasileira

Dia 8, sábado, das 15h às 17h30

Campo Society

A partir de 6 anos

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!