Aeronave de homem preso por suspeita de tráfico é apreendida em Birigui
Uma aeronave foi apreendida no hangar de uma empresa de manutenção de aviões, que fica no Aeroclube de Birigui, durante a manhã da última terça-feira (8). A apreensão foi em decorrência de um cumprimento de mandado de busca e apreensão de um inquérito policial, instaurado pela Dise (Divisão de Investigações sobre Entorpecentes) em Americana (a cerca de 400 quilômetros de distância de Birigui), para investigar crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A aeronave apreendida foi adquirida por um dos principais investigados no inquérito, que foi preso recentemente no Estado da Bahia, em cumprimento de mandado de prisão preventiva por conta da apreensão de 458 quilos de cocaína na cidade Carauari (AM).
Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Birigui, em uma ação que contou com o apoio de policiais civis do município. Dois deles ocorreram nas casas de responsáveis pela empresa de manutenção de aeronaves: um gerente de 58 anos e um piloto de 34 anos, pai e filho, respectivamente, que moram no Residencial San Marino.
Na casa do gerente foram encontradas e apreendidas uma espingarda e munições. Já na empresa os policiais localizaram e apreenderam um revólver calibre 38, também de propriedade do gerente, bem como bolsas e pastas com livros e documentações de aeronaves e um celular. O gerente acabou preso por posse irregular de arma de fogo, porém, pagou fiança de R$ 2 mil e responderá ao processo em liberdade.
Foram apreendidos na casa do piloto um celular e uma agenda de 2008 com anotações.
Segundo o boletim de ocorrência, nesse inquérito policial, já haviam sido apreendidas sete aeronaves no dia 23 de setembro, sendo que três delas estavam em hangares de Birigui e Sorocaba.