Mais uma vez a votação do projeto que reduz o número de vereadores da Câmara de Birigui foi adiada durante a sessão da terça-feira (19). O vereador e líder do governo no Legislativo, Andrey Servelatti (PSDB), requereu a postergação da discussão da proposta por 21 dias, que foi aprovada. Dessa forma, a matéria deverá retornar à pauta no próximo dia 10 de dezembro.
Na sessão do último dia 12 de novembro, após ter um pedido de adiamento negado pelo plenário, o vereador Luiz Roberto Ferrari (DEM) pediu vista da propositura, o que fez com que ela fosse reagendada para a sessão da última terça, sem necessidade de aprovação dos demais parlamentares.
A ideia de diminuir a quantidade de vereadores dos atuais 17 para 15 é de Leandro Moreira (Republicanos), cujo projeto recebeu também as assinaturas de Benedito Dafé (PV), Carla Bianchi (PSD), Cesinha Pantarotto (Podemos), Fabiano Amadeu (Cidadania), Ferrari e Pastor Reginaldo (PTB). Para a aprovação, é necessário o mínimo de 12 votos. O projeto será votado em dois turnos.
ORÇAMENTO
Os vereadores apreciaram e aprovaram por unanimidade o projeto de lei encaminhado pelo prefeito, Cristiano Salmeirão (PTB), que estima receitas e fixa despesas para o exercício de 2020. O orçamento geral está estimado em R$ 472.373.986,93, incluindo a administração direta, o Biriguiprev (Instituto de Previdência) e a Fundação Municipal de Ensino de Birigui.
IDOSOS
Também do Executivo, foi aprovado o projeto que reestrutura o conselho e o fundo municipal que atende a população idosa. O documento estabelece nova estrutura ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, criado em 2006, e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, criado em 2014, e revoga a legislação anterior sobre ambos.
Conforme a justificativa da proposta, a reorganização adequa o município à legislação federal sancionada em janeiro deste ano, que autoriza pessoas físicas a realizarem doações aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais do Idoso por meio da declaração de ajuste anual do imposto de renda.
CIDADÃ
E a quarta matéria da ordem do dia foi sobre a concessão do título Cidadã Biriguiense à deputada federal Renata Hellmeinster de Abreu. O pedido de reconhecimento público foi protocolado pelo vereador Cesinha Pantarotto e recebeu aprovação unânime na Casa.
Em seu segundo mandato, a representante do Estado de São Paulo na Câmara dos Deputados é administradora de empresas e advogada, além de atual presidente nacional do Podemos.
PRÓXIMAS
O Legislativo de Birigui promove ainda em 2019 outras duas sessões ordinárias. As reuniões acontecerão nos dias 3 e 10 de dezembro, às 17h.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…