Política

Câmara de Birigui aprova uso do Centro de Convenções e Eventos por terceiros

A administração municipal poderá conceder a organizadores de eventos o uso do imóvel onde está instalado o Centro de Convenções e Eventos “Anderson Pontes”, localizado no Alto dos Silvares. A medida foi aprovada ontem por unanimidade entre os parlamentares durante sessão ordinária. No total, seis projetos foram colocados em pauta.

O projeto de lei sobre o uso do Centro de Convenções, cujas obras estão em andamento, foi encaminhado à Casa pelo próprio Poder Executivo. O imóvel soma mais de quatro mil metros quadrados e será uma das maiores casas de eventos da região.

O valor arrecadado com a autorização de uso do prédio deve ser repartido entre os Fundos Municipais de Cultura e de Turismo.

Será possível o uso gratuito quando tratar-se de entidade filantrópica ou assistencial sem fins lucrativos. Já nos casos em que o organizador – que deve ser pessoa física ou entidade de atividades culturais existentes no município há pelo menos dois anos – instituir a cobrança de ingressos, 10% do valor arrecadado pela bilheteria devem ser repassados ao município.

Conselhos Municipais

Outra iniciativa que recebeu aprovação durante a reunião de ontem foi a proposta assinada pelo vereador Wagner Mastelaro (PT) sobre as reuniões dos conselhos municipais da cidade. Esses eventos deverão ter o link de acesso divulgado em Diário Oficial Eletrônico, para que a população possa acompanhar caso tenha interesse.

As reuniões dos conselhos já têm datas e horários, assim como atas com o resultado das discussões, com divulgação obrigatória prevista em lei municipal.

Arquivado

O projeto de lei que previa submeter vereadores e seus assessores a exames toxicológicos regulares foi arquivado. Isso porque a maioria dos parlamentares optou por acatar os pareceres das comissões permanentes, que eram contrárias à matéria. O projeto também havia recebido análise desfavorável do setor jurídico da Casa.

De autoria dos parlamentares Sidnei Maria Rodrigues, a Si do Combate ao Câncer (Avante), Marcos Antonio Santos, o Marcos da Ripada (PSL), e Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante), o projeto recebeu votos pela continuidade da tramitação por parte dos autores e também do vereador Wesley Ricardo Coalhato, o Cabo Wesley (PSL). Mas a maioria de nove vereadores concordou com o arquivamento.

Não foram computados os votos do presidente da Casa, Cesar Pantarotto Junior (PSD), que não tem direito a voto nesse caso; e de José Luis Buchalla (Patriota), que precisou ausentar-se da reunião antes do início da pauta.

Reagendados

Três projetos de lei tiveram a discussão e votação transferidas para a sessão ordinária da próxima semana, que será no dia 13.

Entre elas, está o projeto de Benedito Dafé (PSD), com proposta de substitutivo escrita em conjunto com o vereador Cabo Wesley, que proíbe a comercialização de peças provenientes de cemitérios em estabelecimentos como depósitos de materiais recicláveis e os chamados “ferros-velhos”.

Foi adiado ainda o projeto assinado pelo parlamentar Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), que concede anistia de multa e juros resultantes de dívidas de tributos municipais vencidos até 31 de dezembro de 2020.

E também teve a apreciação remarcada a proposta do Executivo que autoriza e regulamenta a exploração publicitária em espaços e eventos públicos, físicos ou virtuais, das áreas de cultura e turismo.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago