Câmara de Birigui deve ter sede própria ainda em 2020

Está em andamento no bairro Alto dos Silvares a construção da sede própria da Câmara Municipal de Birigui. Em 120 dias de obra, já foi cumprido o previsto no cronograma para os primeiros 150 dias. A estruturação de alvenaria está 70% concluída, e os serviços de cobertura do prédio foram executados em 60%.
O contrato com a empresa vencedora da licitação, a A.M.G.R. Construções, foi assinado em novembro do ano passado e prevê investimento total de R$ 3,1 milhões, a serem pagos com recursos do duodécimo – que é o valor previsto no orçamento municipal como repasse obrigatório ao Legislativo.
A previsão é de que a obra esteja concluída no segundo semestre do ano, e que seja possível realizar ainda em 2020 sessões ordinárias no novo prédio.
A estrutura contemplará divisórias em drywall, material que evita o desperdício e reduz os custos. A economicidade foi o critério adotado pela mesa diretora da Casa para que a obra fosse viabilizada, por meio da escolha de um projeto simples e funcional. Para isso, foi reduzida a expectativa dos investimentos programados, que antes chegava a R$ 4,4 milhões.
Desde 2006, a Casa funciona em espaços alugados, gerando gastos com aluguel e manutenção.
Estrutura
A sede própria do Poder Legislativo está sendo construída em lotes cedidos pela administração municipal, que somam 2.965,24 metros quadrados, entre a avenida Youssef Ismail Mansour e as ruas João Orisaka e Helena Paludetto Iori.
Serão 1693 metros quadrados de área construída, incluindo um auditório de 416 metros quadrados com capacidade para acomodar 294 pessoas sentadas.
Cada vereador contará com um gabinete – no prédio atual, há uma sala para cada dois vereadores. Os setores administrativos também serão distribuídos de forma funcional para a atuação dos servidores.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui