fbpx
Gatil em Birigui recebe área para construção de abrigo e clínica veterinária

A terceira e última sessão ordinária do Legislativo de Birigui, realizada na noite de ontem, 17, resultou na aprovação da cessão de uso de área para a Associação Gatil Balaio de Gato. A proposta, encaminhada à Casa pelo Poder Executivo, recebeu aprovação unânime.

Foi aprovada ainda uma emenda para que o prazo de cessão seja de 99 anos. Esse acréscimo ao projeto foi elaborado pelos parlamentares José Luis Buchalla (Patriota), Reginaldo Fernando Pereira, o Pastor Reginaldo (PTB) e Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB).

O espaço cedido é de 1,4 mil metros quadrados e abrange o mesmo local onde a entidade está instalada há sete anos, no Parque Residencial América, no cruzamento das ruas Ernesto Feracini Bilia e Antonio Agatielo.

Consta no projeto aprovado que a associação tem até doze meses para iniciar as obras, e 36 meses para a conclusão. No local, deve ser construído um abrigo para os gatos que são recolhidos, socorridos e mantidos pela entidade – que não tem fins lucrativos e promove acolhimento, atendimento veterinário e castração, além de campanhas sobre adoção, posse responsável e cuidados diários. Também deve ser construída uma clínica veterinária de baixo custo.

Mulher

Também do Executivo, foi aprovada durante a sessão a reestruturação da composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para adequar integrantes que representam o Poder Público.

A modificação exclui as representações da Delegacia de Defesa da Mulher e do Poder Judiciário. Segundo informado na justificativa do projeto, esses órgãos declararam a impossibilidade de indicar seus servidores para serem conselheiros. Em substituição, a nova lei inclui representantes das secretarias municipais de Educação e de Esportes.

Rins

Outra aprovação unânime durante a reunião ordinária foi a do projeto que institui no município a Semana Municipal de Prevenção às Doenças Renais Crônicas. De autoria da vereadora Dra. Osterlaine (DEM), a proposta envolve a realização anual, na segunda semana do mês de Março, de uma campanha de sensibilização da população quanto aos riscos da doença renal crônica, além do apoio a portadores da doença – caracterizada por lesão renal e, geralmente, perda progressiva e irreversível da função dos rins.

Complexo Aquático

E completa a lista de itens aprovados matéria de autoria do presidente da Casa, vereador Cesinha Pantarotto (PSD), para denominar o conjunto de piscinas do Ginásio Municipal de Esportes. Para o espaço, é proposto o nome de Complexo Aquático Juciane Ferretti.

Vacinados

E foi retirado de tramitação o projeto que obrigaria a Prefeitura a divulgar na internet informações atualizadas a respeito das pessoas vacinadas contra a Covid-19 – entre elas, o CPF; a função exercida e o local de trabalho da pessoa imunizada; o local da vacinação e o número de lote da vacina.

A iniciativa, assinada pelo vereador Vadão da Farmácia, recebeu parecer contrário do setor Jurídico da Câmara, por prever a divulgação de dados pessoais que prejudicam o direito à intimidade – assunto, inclusive, abordado pela recente Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor em todo território nacional desde setembro do ano passado.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!