Milene Barbosa substitui Eduardo Fonseca de Luca
Milene Barbosa (PT) assumiu na semana passada o lugar de Eduardo Fonseca de Luca (PT), que está licenciado até o próximo dia 31. Para a atual legislatura (2017/2020), a única representante feminina eleita foi Carla Bianchi (PSD).
Em sua primeira candidatura, Milene obteve 745 votos, conquistando o lugar de primeira suplente da coligação PT/PCdoB/PROS. A posse da nova parlamentar aconteceu em sessão ordinária da última terça-feira, 8, na qual foi realizada a entrega da declaração de bens e o juramento de compromisso com a função.
Ao usar a tribuna, a nova vereadora destacou a proposta do partido de um mandato coletivo e participativo. Entre as bandeiras de atuação estão as temáticas da mulher, com foco no combate às diversas formas de violência a que são submetidas; criança e adolescente, juventude, idosos, meio ambiente e a defesa de direitos humanos de forma ampla.
Milene falou ainda da pequena representatividade feminina. “Precisamos estar nos espaços de poder, somos minoria no mundo dos negócios e pesquisas apontam que ganhamos cerca de 20% menos que os homens. Ainda temos muito a avançar, são muito poucas as cadeiras, inclusive aqui, no Legislativo, ocupadas por mulheres”, salientou.
A nova vereadora é biriguiense, tem 37 anos de idade e duas formações universitárias: Direito, pela Unitoledo de Araçatuba, e Serviço Social, pela Anhanguera (EaD).
Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2010, Milene tem formação junto à Pastoral da Juventude e à CEB (Comunidade Eclesiástica de Base), ligadas à Igreja Católica. Fez parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas como representante do Conselho Tutelar, no qual atuou nos mandatos 2010/2013 e 2014/2015.
A atual vereadora presidia o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Associação de Promoção e Assistência Comunitária, dos quais licenciou-se para tomar posse como parlamentar.
Milene é filha do ex-vereador Pedro Barbosa de Souza, o Ois Menino, eleito por cinco mandatos, sendo o último encerrado em 2012.