Munícipe terá que se retratar por postagem inverídica contra Salmeirão
O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), conseguiu na Justiça, após audiência de conciliação, retratação por parte de um munícipe que postou fake news (notícia falsa) contra ele nas redes sociais.
O munícipe compartilhou em seu perfil que Salmeirão venderia a água de Birigui e ganharia dinheiro com a concessão da mesma.
Durante a audiência, ele concordou em reconhecer nas redes sociais e em jornal que a postagem não é verdadeira e que agiu prematuramente ao compartilhar conteúdo inverídico de terceiros.
O munícipe já postou a retratação em seu perfil. Ele ainda concordou em doar 20 cestas básicas, no valor de R$ 100, em um período de quatro meses, sendo duas por mês, para o Fundo de Solidariedade Municipal.
Em caso de não cumprimento do acordo, o munícipe terá que pagar R$ 5 mil.
Salmeirão disse em sua página no Facebook que a decisão servirá como exemplo para pessoas que ainda acreditam que as redes sociais e a internet são “terras sem lei” e que, por isso, podem espalhar mentiras para denegrir a imagem de pessoas honestas.
O prefeito ainda alertou para que as pessoas fiquem atentas às fake news, que devem crescer neste ano eleitoral. “Sempre cheque a informação e a fonte dela para não cometer nenhuma injustiça contra alguém”, afirmou Salmeirão.