Política

Pichitelli questiona reajuste salarial para agentes de saúde

Oito requerimentos de informações oficiais foram aprovados pelos vereadores durante a 35ª Sessão Ordinária do ano, realizada na noite de segunda-feira (4). Somente um deles foi discutido em plenário. Trata-se de questionamento do vereador Denilson Pichitelli (PSL) a respeito do salário pago a agentes de saúde.

O vereador, que é presidente do Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba), quer saber sobre o pagamento retroativo do reajuste salarial concedido aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias por lei federal de 2018. Essa norma fixou o piso salarial da categoria em R$ 1.250 a partir de janeiro deste ano, mas a quantia só começou a ser repassada aos agentes do município em maio. “A diferença é mínima, mas está na lei, então tinha que ser cumprida. Estamos pedindo a correção desses cinco meses”, declarou Pichitelli.

BOM PRATO

O vereador Arlindo Araújo (Cidadania) assina cinco requerimentos aprovados. A quantidade de refeições para moradores de rua ou em situação de vulnerabilidade oferecidas diariamente pelo Restaurante Bom Prato de Araçatuba é o assunto de uma dessas solicitações. Arlindo Araújo também indaga a administração sobre a contratação de profissionais pela OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi, recém-contratada pela Prefeitura para administrar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A suspensão do atendimento no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) devido a um curto-circuito, no dia 23 de outubro deste ano, também levou o vereador Arlindo Araújo a perguntar com qual periodicidade são realizadas vistorias técnicas no prédio. As funções desempenhas pelos atuais componentes da Guarda Municipal e a previsão da Prefeitura para implantar um sistema informatizado de prontuário de pacientes nas UBSs do município completam a lista de requerimentos apresentados pelo vereador Arlindo Araújo.

FALTA DE ÁGUA

Ainda na 35ª Sessão Ordinária do ano, o plenário aprovou um requerimento do vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) e outro do vereador Cido Saraiva (MDB).

A falta de água por aproximadamente cinco dias no mês passado em bairros da zona leste motivou o questionamento do vereador Dunga. Ele quer saber se a Samar – empresa concessionária dos serviços de água e esgoto no município – pode descontar na fatura do mês de novembro desses moradores os dias em que houve suspensão no fornecimento de água.

Já o vereador Cido Saraiva pergunta sobre os critérios para a concessão de um adicional de 20% na remuneração dos servidores da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) que integram as equipes de tapa buracos.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, o prazo para resposta é de 15 dias e pode ser prorrogado pelo mesmo período, desde que haja autorização do plenário.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Araçatuba/Foto: Ângelo Cardoso

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago