fbpx
Sessões da Câmara de Birigui voltam a ser transmitidas pela televisão

A Câmara de Birigui inicia nesta tarde a transmissão ao vivo de seus trabalhos legislativos em sinal aberto de televisão, sintonizado gratuitamente pela população. Os últimos testes foram concluídos para a transmissão da sessão ordinária marcada para as 17h. Com isso, a cidade volta a contar com a opção de acompanhar ao vivo o trabalho dos vereadores por meio da televisão, além das transmissões via internet que já acontecem pelo canal Youtube, rede social Facebook e site do Legislativo.

Birigui é o primeiro entre os 43 municípios da região de Araçatuba a colocar no ar os trabalhos legislativos no canal 18. A Casa utiliza o canal 18.3 digital UHF por meio do compartilhamento da Rede Legislativa, que integra as TVs Câmara Federal, TV Senado e TV Assembleia.

A retomada da exibição televisiva das sessões da Câmara de Birigui acontece 21 meses após a Casa encerrar os contratos com a TV Noroeste (antiga TV Birigui) e a rádio Clube FM 88,7. Em março de 2019, a mesa diretora anunciou que, após análise dos contratos, considerou abusivo o valor de R$ 37,9 mil mensais cobrados e optou por transmissões via internet, que são gratuitas.

“Fomos muito criticados na ocasião, mas precisávamos de medidas eficazes de economia e melhor aproveitamento do dinheiro público. De lá pra cá, R$ 795,9 mil foram poupados com o fim desses contratos. Se hoje temos uma sede própria foi devido a decisões como esta”, considerou o presidente da Casa, Felipe Barone (Avante), “Passamos então a concentrar esforços na autorização para um sinal aberto de TV que atendesse a população a custo zero de verdade, porque antes o munícipe indiretamente pagava por esses contratos de transmissão, já que o dinheiro é do povo”, acrescentou.

Sintonia

Qualquer cidadão com um aparelho televisor poderá acompanhar os trabalhos legislativos, basta realizar uma busca automática de canais e encontrar o canal 18.3. O alcance é projetado para Birigui, mas municípios ao redor podem chegar a conseguir sintonizar a programação também, conforme explicações de Marcelo Javarez, diretor da empresa responsável pela instalação do sinal, a Install Tecnologia.

O canal 18 pertence à Rede Legislativa, a primeira do país a contar com tecnologia com base na multiprogramação. A mesma frequência é utilizada para abrigar quatro programações simultâneas, garantindo a exibição dos trabalhos legislativos nacionais, por meio da TV Câmara e TV Senado; estadual, pela TV Assembleia Legislativa; e municipal.

“A Câmara de Birigui divide a frequência com três subcanais, mas sua programação é independente e pode ter uma grade completa”, destacou o diretor da Install. Ainda segundo ele, após a estreia do sinal local, os subcanais dos legislativos nacional e estadual também estarão no ar. A previsão é de que as quatro programações simultâneas estejam sintonizadas até a próxima semana.

Serviços

Programações do canal 18:
18.1 TV Câmara Federal
18.2 TV ALESP
18.3 TV Câmara Birigui
18.4 TV Senado

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!