Araçatuba estuda construir um novo e moderno terminal urbano
Araçatuba deverá ter um novo terminal urbano rodoviário moderno, com galerias de lojas, banheiros amplos e adaptados e local seguro para espera para os passageiros. A ideia foi apresentada pelo prefeito Dilador Borges durante uma reunião com vereadores.
A reportagem apurou que apesar de a administração não ter ainda um orçamento de quanto seria o investimento, o projeto arquitetônico já está pronto e teria sido aprovado pelos membros do Legislativo. O atual terminal é considerado inseguro e desconfortável.
Segundo vereadores que participaram do encontro, a nova rodoviária ficaria no local hoje conhecido como Campo do Ferrinho, atrás da Loja Avan. A localização foi elogiada pelos membros da Câmara por estar perto do pronto-socorro, de outros equipamentos públicos e do centro comercial. Seriam beneficiados, diretamente, os trabalhadores e as pessoas que precisam de atendimento de saúde.
A intenção da prefeitura, de acordo com quem participou da reunião, é oferecer um terminal moderno e que atenda às necessidades dos usuários e que permita maior segurança. Até mesmo a questão dos horários, e pontualidade dos serviços, fariam parte desta remodelação do transporte urbano araçatubense.
Fontes ouvidas pelo jornal disseram que verbas para este novo terminal poderiam vir tanto de repasses dos governos federal e estadual, quanto de parcerias com a iniciativa privada. Nada impede, segundo os vereadores, que empresários invistam no local e possam fazer a exploração dos pontos comerciais. Há previsão de criação de um pequeno centro de compras com opções que vão desde alimentação até artigos de vestuário.
A questão de segurança, segundo os participantes da reunião, também está previsto no futuro terminal. Pelo o que foi exposto pelo prefeito Dilador, o local terá um posto fixo para a Guarda Municipal e acessos facilitados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Em volta do terminal ainda está prevista a instalação de um gradil que impeça o acesso ao local de pessoas que não esperando ônibus. Este sistema também impediria a circulação de passageiros na pista de entrada, saída e manobra dos veículos.
O projeto arquitetônico ainda privilegiaria a questão de proteção para os dias de chuva e também o arejamento nos dias de calor. A parte do telhamento foi projetada para garantir a boa circulação de ar, criando um ambiente mais agradável para os usuários e investidores.
NOVO CENTRO
A futura mudança do terminar urbano faz parte de um projeto da administração de melhoria do serviço prestado à população. Mas, também, vai ajudar a melhorar o centro da cidade. O local do atual terminal deverá ser totalmente revitalizado para receber um espaço de convivência.
Há uma intenção da Prefeitura de fazer ali um espaço amplo, com arborização, para instalação de equipamentos de lazer.