fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta terça-feira (19)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem agora 50 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 40 pessoas estão curadas. Aguardam resultados de exames nove casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Setenta e oito casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
  • O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
  • O governo do Estado de São Paulo quer antecipar o feriado da Revolução Constitucionalista de 9 de julho para 25 de maio, para aumentar o índice de isolamento social e diminuir os casos de coronavírus. O projeto será votado pela Assembleia de São Paulo.
  • Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 262.545 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 17.509 mortes. O Estado de São Paulo tem 65.995 casos confirmados da doença e 5.147 mortes.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • É verdade a notícia que tem circulado a respeito de pessoas testando positivo para o coronavírus semanas após serem consideradas curadas? Se sim, o que isso nos diz sobre este vírus? Sim, é verdadeira essa notícia. Alguns pacientes, especialmente na China, voltaram a apresentar resultados positivos em testes laboratoriais, dias após não apresentarem mais sintomas. No entanto, como o vírus SARS-CoV-2 é ainda pouco conhecido, não existem estudos suficientes sobre esses achados. Algumas hipóteses têm sido levantadas, como, por exemplo, a alta sensibilidade do teste diagnóstico utilizado (PCR), que pode estar captando fragmentos remanescentes da infecção pelo coronavírus. Outra possibilidade é que o teste cujo resultado foi negativo pode não ter sido feito de forma adequada. Ou, ainda, o novo coronavírus pode provocar uma infecção bifásica, isto é, ele persistiria no organismo e, após algum tempo, reapareceria com outros sintomas. Mas tudo isso são hipóteses na tentativa de explicar esses achados.
  • Se a pessoa estiver com coronavírus, sem sintomas, e tomar a vacina contra a gripe, o que pode ocorrer? Ainda não há estudos específicos sobre a interação entre o novo coronavírus e a vacina da gripe (ou outras vacinas) em portadores assintomáticos. Pela composição da vacina e pelo que já se sabe do novo coronavírus até o momento, no entanto, acredita-se que não deve haver nenhuma interação importante e que é seguro que essas pessoas sejam vacinadas.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!