Pessoas com síndrome de Down, transplantadas e comorbidades continuam sendo vacinadas em Birigui
As pessoas com comorbidades e com deficiência permanente entre 55 e 59 anos de idade, além das pessoas com síndrome de Down e transplantadas entre 18 e 59 anos, continuam sendo imunizadas contra a covid-19, pela Secretaria Municipal de Saúde de Birigui.
Nesta quinta (13/05) e sexta-feira (14/05) a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz será aplicada em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 7h30 às 12h. Quem preferir pode também comparecer no drive-thru do Terminal Rodoviário, das 7h30 às 16h.
A vacinação para esses grupos teve início na última terça-feira. A dona Lídia Araújo Martinelli não perdeu tempo e levou a filha Renata Martinelli, de 34 anos, que tem síndrome de Down, para ser vacinada. “Estou muito feliz, pois não via a hora da minha filha ser vacinada”, comemorou Lídia.
A dona Silvia Helena Polizel, 58 anos, que faz tratamento oncológico, disse que esperava ansiosa para ser vacinada. “Como estou em tratamento contra câncer, não posso pegar covid de jeito nenhum. Então essa vacina é uma benção, é o maior presente que estou recebendo”, afirmou.
COMPROVANTES
Para receber a dose, as pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica, contendo obrigatoriamente o CRM do médico. Os cadastros previamente existentes nas UBSs também podem ser utilizados.
As pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Assistência Social. Transplantados é recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização.
DOENÇAS
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são as doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Já as doenças crônicas inclusas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial – estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui