O Melhor Investimento – Por Andressa Bailão
Vamos falar de investimento? Qual o valor de um filho?
Recentemente, li um artigo que apresentava mulheres que não optaram pela maternidade pelo custo que essa escolha traria. E elas estavam certas em relação a esse assombroso montante, pois estudos atuais mostram que uma família de classe média gastará por filho, até seus 22 anos, aproximadamente R$1.000.000,00.
Uau! Quantas coisas fantásticas poderiam ser feitas com esse dinheiro! E por que escolher um filho? Simplesmente, porque não há no mercado financeiro um investimento que lhe proporcione atributos que somente são adquiridos com a maternidade.
Confesso que nenhuma prévia sobre valores me foi dada ao me tornar mãe; e acredito que assim tenha acontecido com a maioria de nós.
Ao ser mãe, sentimo-nos arrasadas quando nosso pequeno chega em casa relatando um conflito com algum amiguinho da escola. A dor se torna ainda maior, ao sabermos que houve uma ofensa ou exclusão por parte do outro. O desejo de pegar o telefone e enviar uma mensagem para a mãe do coleguinha, dizendo: “Hei, fulana, seu filho não tem educação?” é quase que incontrolável, contudo, respiramos, refletimos sobre as consequências e não o fazemos. Aprendemos aí o AUTOCONTROLE.
Ao ser mãe, o mundo deixa de girar a nossa volta, fazendo com que nossas prioridades se direcionem para a família. O “meu” é substituído pelo “nosso”. Aprendemos aí o ALTRUÍSMO.
Ao ser mãe, as paredes da nossa casa e nosso porcelanato recebem, semanalmente, uma “arte abstrata”; assim como ornamentos caríssimos, que enfeitam nossa sala, correm o risco de serem destruídos por pequenas mãozinhas. Aprendemos aí o DESPRENDIMENTO; e o dinheiro passa a ter outro valor para você.
Ao ser mãe, você troca festas badaladas por eventos familiares. Lugares agradáveis, onde seus filhos se sintam confortáveis e felizes, então nesse momento aprendemos que a DIVERSÃO FAMILIAR é a melhor.
Se a paciência não faz parte da sua personalidade, não se preocupe! Você vai continuar sem ela, mesmo sendo mãe; porém com o tempo, aprenderá que contar até 100, às vezes, fará bem à saúde emocional dos seus filhos. Aprendemos aí o EQUILÍBRIO.
Esses são apenas alguns atributos que são enraizados em nosso caráter pela maternidade. Sendo assim, o valor de um filho é incalculável. Agora, imagine o valor de uma mãe. Talvez você não fique mais rica com esses atributos, nem mais atraente, muito menos popular. Entretanto, a paz e a motivação que sentirás ao início de cada dia por ter uma razão pela qual levantar, independente da situação, fará a maternidade ter valido à pena.