Tirar Proveito Total do Processo de Coaching – Por Nalberto Vedovotto
“Para ver a luz da sabedoria, deve primeiro esvaziar a tigela” (Mestre Rinpouche).
Hoje vou escrever acerca de como você pode tirar proveito total do processo de Coaching, ao contratar o profissional que julga capaz de propiciar-lhe os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento.
É preciso ficar atento a cinco pontos fundamentais, se quiser sentir-se recompensado, tanto pelo valor financeiro investido, quanto pelo tempo dedicado ao experenciar com o Coach de sua confiança.
Trata-se de um método de estudo que deverá colocar em prática em todas as semanas que durar o processo de Coaching, para que obtenha os resultados que deseja.
Somos dispersos por natureza, qualquer novidade que surge passamos a duvidar daquilo que acabamos de aprender. Nem bem praticamos o que nos foi ensinado, saímos à busca de novos saberes, e deixamos de usar uma novidade, por mera descrença.
- Autodisciplina: Planejar uma forma/ritmo de estudos conforme suas necessidades, e depois fazer de tudo para cumprir o que foi previsto no planejamento.
O Coach é o profissional que exercerá o papel de instrutor, professor, mentor e, acima de tudo, um cobrador intransigente das tarefas semanais, para que você avance sempre em direção do objetivo definido na primeira sessão.
- Defina onde será seu local de estudo e organize o espaço: Deixe ao seu alcance: papel, caneta, livros e utensílios que achar conveniente. Livre-se de bagunça ou de situações que possam interromper sua concentração ou te distrair.
É essencialmente importante que leve a sério todas as recomendações passadas pelo Coach e, principalmente, faça as tarefas e as repita sempre que necessário.
O processo de repetição, na evolução pessoal por meio do Coaching, vai necessitar que você acredite na ressignificação de seus hábitos, na abertura de um caminho novo, totalmente inexplorado, que te prendia às crenças limitantes, que inviabilizavam seu desenvolvimento.
- Organize uma pasta em seu computador, para salvar textos complementares, trabalhos e pesquisas realizadas.
O ato de se organizar (hoje o computador lhe propicia isso com qualidade), tem como função a constante consulta ao novo aprendizado, ou seja, quase é obrigatório você abrir essa pasta diariamente, rever os insights que teve com o Coach, e pratique tudo aquilo que planejou na ferramenta aprendida.
- Encontre o tempo certo de dedicação: Defina quanto tempo por dia ou por semana você dedicará à prática do Coaching, e procure respeitar este tempo. Faça pausa a cada 50 ou 60 minutos para espairecer.
Esse tempo não é aquele que passa ao lado do Coaching, durante a sessão, mas após, para que repita os novos hábitos até que façam parte de você.
- Desejo de conhecer mais: A pesquisa é um excelente recurso no processo de aprendizagem. Busque novas informações para ampliar seus conhecimentos.
O verdadeiro mestre é aquele que faz de tudo para que o aluno o supere, pois essa é a maior recompensa que ele obtém por cada minuto dedicado àquele que está sob sua mentoria.
Posso assegurar por vários casos de sucesso já registrados, que o Coaching te leva por caminhos nunca desvendados, e o coloca como o centro das mudanças que quer para si e seu entorno.
Se tiver interesse em passar por um processo de Coaching, não fique postergando, pois a distância entre o sofrimento e a satisfação de sentir que você é capaz de tudo é muito curta, só precisa dar o primeiro passo e buscar um profissional que lhe oriente como voltar a ser a melhor versão de si mesmo.
Funciona mesmo, eu garanto!