fbpx
Uma Nova Geração Se Faz Urgente – Por Nalberto Vedovotto

A natureza está pedindo socorro…

A cada dia as chuvas se tornam raras. Neste ano, apareceram em meados de outubro, e ao que parece já se foram, e não mostram que retornarão brevemente.

Nossos reservatórios de água potável estão cada vez mais próximos do limite mínimo, e as águas nos rios se afastam dia a dia de das margens. Você acha que exagero? Vá fazer uma visita ao nosso querido Rio Tietê.

Não vejo alguém se levantar, nenhuma ONG se manifestar e, muito menos, quaisquer autoridades se mostrarem preocupadas com o aniquilamento de vidas na terra.

Todo ano é a mesma “cantilena”. As terríveis queimadas aqui no Brasil, por exemplo, a aniquilar com árvores centenárias, na Amazônia, e a morte de milhares de animais silvestres no antes paraíso do Pantanal Mato-grossense.

A maioria dos políticos brasileiros, tanto de direita, quanto de esquerda, não tem a sapiência necessária para compreender a magnitude de tamanho estrago, que ocorre no dia a dia contra o meio ambiente, e sequer pensam em soluções que antecipem esses acontecimentos desastrosos à natureza.

Quando acordam, é só para derramarem lágrimas de crocodilo, pela perda de milhares de árvores nobres, e a morte dos indefesos animais silvestres.

É como se nada ocorresse à nossa volta, estamos a exemplo de Sodoma e Gomorra, e na época de Noé, a esperar que o pior ocorra, e assistamos o triste fim da humanidade. Acho que falta pouco. Nem mesmo Deus, com toda sua onipresença e bondade infinita vai suportar por muito mais tempo, esse descaso de nós terráqueos, contra sua obra criada com todo amor.

Onde estão as “cabeças” jovens de nossa pátria? O que os garotos e as meninas do Brasil estão aprendendo nas escolas, que não se capacitam para se transformarem em lideranças positivas, para defenderem a própria sobrevivência?

Aí, surge na Suécia, uma adolescente, hoje já com seus 18 anos, que “acorda” a humanidade com o seu grito solitário em defesa da vida, e funda o Movimento Das Escolas pelo Clima.

Ela começou pela transformação em casa, ao convencer seus pais a adotarem várias opções de estilo de vida, que reduzissem o consumo de carbono na família.

Com apenas 15 anos de idade, no mês de agosto de 2003, ausentava-se das aulas e ia protestar sozinha, próximo ao parlamento sueco, a exigir ações concretas para as mudanças climáticas, por parte dos políticos do seu país.

O mundo conheceu a liderança de uma garota chamada Greta Thumberg.

O que deveria ser um motivo de alerta, alegria, e reformulação comportamental não só por parte dos políticos da Suécia, mas em todo o mundo, teve uma leitura maldosa e desumana por conta das principais lideranças que mandam nas pessoas em todo o planeta Terra.

Até aqui no Brasil, nosso querido presidente, que poderia ter feito a leitura correta, e aproveitar para a implantação de uma política de prevenção, pelo menos contra as queimadas criminosas que acontecem todos os anos, passou a criticar e nomear Greta como se ela fora uma impostora.

Diga-me aí, você que está lendo este artigo. Qual político neste país (de vereador a presidente da república) criou um projeto a longo prazo, nomeando o meio ambiente como ponto de partida, a oferecer as condições básicas mínimas de infraestrutura nas cidades, para melhorar a condição de vida das pessoas?

Vamos nos ater a nosso ecossistema. Qual projeto foi apresentado pelos políticos atuais ou seus antecessores para um meio ambiente mais arejado, com aproveitamento de todos os nossos recursos naturais?

Em Birigui temos a incidência gravíssima de casos de câncer, talvez seja uma das comunidades que mais envia pacientes para Barretos, Presidente Prudente, Tupã, entre outras cidades.

Dizem que tem a ver com o sistema de distribuição da água, que utiliza canos de amianto, entretanto qual estudo foi feito até agora para que esse mistério seja esclarecido?

Vá até o Rio Tietê e constate a tristeza que é ver suas águas se afastarem cada vez mais das margens!

Será que não está na hora de surgir em nosso querido Brasil, dezenas, centenas… de Gretas Thumberg, para corajosamente “meter o dedo no nariz” desses políticos, para que parem com a corrupção e invistam esses bilhões que são roubados do erário, na melhoria de nosso meio ambiente?

Eu já estou com 70 anos de idade, na cronologia descendente. Hoje conto quantos anos faltam para a minha morte.

E você que faz a contagem contrária, de ascendência às suas conquistas, quando vai acordar e exigir de nossos representantes, para que lhe garanta ter a chance de viver pelo menos até 70 anos assim como eu?

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!