fbpx
Aprovado novo rito para as sessões da Câmara de Birigui

O Legislativo de Birigui aprovou alterações em seu Regimento Interno para dar agilidade aos procedimentos legais que fazem parte das sessões ordinárias. A iniciativa, assinada pelos 15 parlamentares, foi aprovada na noite de ontem, 9. O novo formato já deve ser iniciado na próxima reunião, marcada para o dia 16.

Entre as mudanças, está a antecipação do momento dedicado à discussão e votação de projetos, com a inversão da ordem das partes que compõem a reunião, além do desmembramento do expediente em dois blocos.

A abertura da sessão deve ser seguida da fase do Pequeno Expediente, dedicado a leitura e votação da ata de reuniões anteriores, Tribuna Livre (de participação popular) e Tema Livre (espaço destinado aos vereadores). Esse bloco deve ter, no máximo, duas horas de duração.

Na sequência, inicia-se a Ordem do Dia, quando são votados os projetos da pauta. Como terceiro bloco, está previsto o Grande Expediente, quando é feita a leitura de documentos encaminhados pelo prefeito, correspondências diversas e documentos protocolados por vereadores. E, por fim, é realizado o momento das Explicações Pessoais, breve oportunidade que os parlamentares têm de expor assuntos diversos.

Foi modificado ainda o tempo para discurso durante o Tema Livre, que aumentou de sete para dez; e projetos para denominação de vias e espaços públicos passaram a ter prioridade na ordem de deliberações. Além disso, as respostas do Executivo aos requerimentos de pedido de informações emitidos por vereadores passarão a ser lidas em blocos, e separadas pela autoria do requerimento.

A nova redação do Regimento também prevê que projetos de denominação de vias e espaços públicos tenham prioridade na ordem de deliberações durante a reunião.

Foi definido também que, quando for feriado na terça-feira, dia em que a reunião acontece, o evento será transferido para a última terça-feira do mês – semana na qual não são realizadas as ordinárias.

Condução

A sessão de ontem foi presidida pelo vereador Andre Fermino (PSDB), que substitui, no período de 8 a 12 de novembro, o vereador Cesinha Pantarotto (PSD) na presidência.

A reunião contou com um total de oito documentos em pauta, e resultou em sete aprovações e uma retirada de tramitação.

Foi retirado o projeto de alteração da lei sobre o Código de Posturas Bancárias do Município, a pedido de um dos autores, Wagner Mastelaro (PT). O documento contava ainda com as assinaturas de Andre Fermino, Tody da Unidiesel (Cidadania), Drª Osterlaine (DEM), Fabiano Amadeu (Cidadania), Zé Luis Buchalla (Patriota), Paulinho do Posto (Avante) e Cabo Wesley (PSL).

As demais matérias da reunião receberam aprovação unânime.

Fiscalizações

Entre as aprovações está o projeto do vereador Marcos da Ripada (PSL) que torna obrigatória a publicação na internet das escalas de atendimento dos médicos servidores públicos municipais ou que prestam serviços à rede. As informações devem ser disponibilizadas no portal da transparência da Prefeitura, constando nome do profissional, jornada semanal de trabalho; local, data e horário de serviço; setor de atuação e coordenador responsável.

A outra matéria aprovada, de autoria de Zé Luis Buchalla, obriga instituições do terceiro setor que recebem recursos públicos a prestarem contas à Câmara. A medida atinge pessoas jurídicas de direito privado, de caráter voluntário e sem fins lucrativos, autorizadas ou criadas por lei municipal.

Comemorações

Também foram deliberados dois projetos que instituem datas comemorativas. Passam a fazer parte do calendário oficial de eventos do município o Dia Municipal das Estrelas do Oriente, celebrado em 31 de agosto, e o Dia do Conselheiro Cristão, comemorado em 31 de outubro.

São autores da iniciativa, respectivamente, os parlamentares Marcos da Ripada e Vadão da Farmácia (PTB).

Homenagens

O plenário aprovou ainda duas matérias protocoladas pelo vereador Tody da Unidiesel para a concessão de honrarias.

O representante comercial biriguiense Wilson Aparecido Guimarães, 67, deve receber o título Cidadão Benemérito; e o empresário biriguiense Guerino Marangon, 55, deve ser homenageado com o título Honra ao Mérito. A entrega das placas alusivas aos títulos deve ser realizada pela Câmara em oportunidade solene.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!