fbpx
Câmara de Birigui aprova capacitação sobre transtorno do espectro autista para professores da rede municipal

Os parlamentares de Birigui aprovaram na tarde de ontem três das quatro matérias previstas na pauta. O único item não aprovado foi retirado de votação a pedido dos próprios autores.

Andrey Servelatti (Cidadania) e Leandro Moreira (PTB) haviam proposto emenda à Lei Orgânica do Município para retirar algumas condições sobre a impossibilidade de contratação com o município por parte de pessoas ligadas a ocupantes de determinados cargos no poder público municipal. Conforme a redação do projeto, ocupantes de cargo em comissão, cargo de direção ou equivalente, além de pessoas com ligação por matrimônio ou parentesco, ficariam excluídos da regra de proibição. Porém, a proposta foi considerada inconstitucional pelo setor jurídico da Casa, levando à retirada de votação.

Todas as demais matérias da pauta foram aprovadas por unanimidade. A Ordem do Dia contou com a presença de 14 parlamentares, sendo os ausentes Batista (PSD), Leandro Moreira (PTB) e Odair da Monza (Cidadania).

Autismo

Encaminhada pelo Poder Executivo após indicação do vereador Fabiano Amadeu (Cidadania), foi aprovada a instituição do Programa de Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores das escolas da rede pública municipal. A atividade deve acontecer anualmente, nas primeiras semanas de Abril, já que o mês é referência sobre o tema por conta do Dia da Conscientização do Autista, lembrado mundialmente no dia 2 daquele mês.

O programa, a ser divulgado pela administração municipal, deverá contar com palestras e treinamentos com profissionais especializados no assunto como psicólogos, neurologistas, psiquiatras, terapeutas, pedagogos, pais e pessoas com certificados educacionais referentes ao autismo. Ficam autorizadas ainda convênios e parcerias, através das secretarias municipais de Saúde e de Educação, com entidades sociais envolvidas no assunto.

Vias públicas

Duas aprovações garantiam a denominação de vias do Condomínio Residencial Adisa. A parlamentar Carla Protetora (PTB) defendeu projeto para que a Rua 8 seja chamada Rua José Borella. Já para a via 14, foi aprovada a iniciativa do vereador Andrey Servelatti (Cidadania) para denominá-la Rua Rubens Servelatti.

Feriado

A próxima sessão ordinária será excepcionalmente na quarta-feira, dia 9, por conta do feriado municipal do dia 8, no qual é comemorado o aniversário de Birigui.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!